sábado, 29 de outubro de 2011

BALANÇO DO ATO POLÍTICO - SARAU PELA REVOLUÇÃO BOLCHEVIQUE

Comitê realiza uma rica homenagem política e cultural ao aniversário da Revolução de Outubro
Mesa do Ato político - Sarau
Liberto Solano Trindade declama poemas de seu pai durante o Sarau no ECLA


No dia em que a Revolução Bolchevique completou seus 94 anos, o comitê Antiimperialista realizou um ato político no Espaço Cultural Latino Americano, localizado no tradiconal bairro operário do Bixiga, centro de São Paulo. Aos adereços combativos e revolucionários tradicionais daquela casa se somaram pôsteres e cartazes soviéticos contra o imperialismo, em defesa da URSS, contra a ofensiva nazista, a alienação religiosa, o estupro e o anti-tabagismo.

Dando um ar militante a homenagem, na mesa da atividade estavam representados os agrupamentos que constroem o Comitê Antiimperialista: o NATE, a Liga Comunista, o Espaço Cultural Mané Garrincha e a Refundação Comunista. Os oradores de cada um dos grupos destacaram a importância do acontecimento para a história da humanidade, o avanço no pensamento e na criatividade humana que nos legou o processo que desembocou em outubro de 1917, a importância do partido bolchevique de Lenin e Trotsky para o sucesso da revolução e a degeneração stalinista. Também foi mencionada pelos oradores que a política stalinista de socialismo em um só país e convivência pacífica com o imperialismo preparou a ruína da URSS através da restauração capitalista o que conduziu a abertura de um período desfavorável na luta de classes para os trabalhadores. Sendo esta derrota ocorrida há 20 anos de grande influência na atual ofensiva militar imperialista (Iugoslávia, Afeganistão, Iraque, Palestina, Haiti, Líbano), cujo último crime foi a sanguinária tomada de Sirte pela OTAN (VER DECLARAÇÃO DO COMITÊ ANTIIMPERIALISTA: OTAN mata Kadafi e imperialismo bombardeia, lincha e executana Líbia). Também intervieram na parte política do evento ativistas de outros agrupamentos e sindicalistas combativos.

Na parte cultural da homenagem, a atividade foi brindada com a declamação de poemas revolucionários aberta por ninguém menos que Liberto Solano Trindade, ex-sindicalista, sambista e filho de Solano Trindade (um dos maiores poetas do Brasil. Fundador do teatro negro no Brasil, fundador do Teatro Popular Brasileiro – TPB). Liberto nos brindou com a declamação de poesias de seu pai, ao que foi seguido por várias pessoas do plenário que também recitaram versos de Maiakovsky, Iessiênin e Carlos Drummond de Andrade.

Em seguida, o Sarau continuou com duas atrações de primeira grandeza, o casal Graça da Terra, cantando Violeta Parra e música popular brasileira e o grupo Cravos da Madrugada, que nasceu em homenagem a Revolução Portuguesa, mas que participou da comemoração fazendo espetaculares interpretações de Geraldo Vandré, Zeca Afonso e Silvio Rodrigues e fazendo uma parceria com Liberto Solano Trindade. Por fim, o conjunto dos participantes da atividade cantou em coro a Internacional Socialista.


A próxima atividade do Comitê já está marcada, uma homenagem a luta contra o racismo capitalista no dia 20 de novembro novamente na nossa casa, o ECLA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário